UM AMIGO SEMPRE PRESENTE


“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14.16-18 (ARA)

Jesus esteve na Terra como homem, e por um período de mais ou menos três anos e meio esteve mais próximo de doze homens, nos quais denominou seus discípulos e apóstolos.

No texto que expomos, Jesus estava preparando o coração desses homens para Sua partida. Pois Ele veio com o propósito de, com o sacrifício de sua morte, restaurar o homem à comunhão com o Pai. E esse tempo estava chegando, Jesus estava prestes a se entregar para morrer por toda a humanidade.

Esses doze homens tinham seus encargos, seus trabalhos, famílias, suas próprias vidas. Mas ao encontrarem O Mestre todos deixaram tudo para traz e O seguiam diariamente. Mas agora Jesus estava dizendo que iria embora, que morreria, e ressuscitaria, sim, mas não ficaria com eles, pois precisava voltar ao Pai. Ou seja, Jesus que era tudo o que eles tinham seria tirado deles.

Naturalmente aqueles homens poderiam pensar que agora tudo estava acabado, já que O Senhor os deixaria, eles ficariam abandonados, sem ninguém nesse mundo. Mas Jesus diz que não os deixaria, pois um dia voltaria para estar definitivamente com eles. Enquanto esse dia não chegasse, Ele rogaria ao Pai para que outro Consolador fosse enviado a fim de que estivesse com eles até o dia de Sua volta.

Jesus diz que esse Consolador é o Espírito da Verdade. Logicamente Jesus está falando sobre o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade. Sim, o Espírito Santo é uma pessoa, Ele possui sentimentos (Ef. 4.30), vontade (1 Co. 12.11) e até uma mente (Rm. 8.27).

Muitas vezes pensamos no Espírito Santo como uma força, uma sensação ou até mesmo imaginamos que Ele é um fogo ou uma pomba. Mas, na realidade, Ele é uma pessoa. E como qualquer pessoa Ele pode ser agradado, atraído, repelido ou rejeitado.

A palavra usada para Consolador no original grego é “Parakletos” e pode ser traduzida de diversas formas. Intercessor, conselheiro, ajudador, advogado e amigo fiel são algumas dessas formas. Mas essas palavras não são simples significados, elas nos revelam também a respeito do papel que o Espírito Santo ocupa hoje. Isso nos indica que Ele foi enviado por Deus para estar conosco em todos os momentos, pois quando se precisa de alguém, Ele se revela como essa pessoa. Ele se interessa em participar da nossa vida, como um amigo que está sempre presente.

Quando alguém aceita a Jesus ele nasce de novo, e passa a ser templo do Espírito Santo (1 Co. 6.19). Ou seja, o Espírito do próprio Deus agora habita dentro dele. Isso quer dizer que Ele não apenas visita, mas que está permanentemente dentro. E com isso, participando de todos os momentos.

Em 1 Tessalonicenses 5.19 o Ap. Paulo nos dá uma ordem direta: “Não apagueis o Espírito.” Se ele está nos dizendo para não fazermos isso é porque essa é uma ação possível. O que o apóstolo está falando não é que o Espírito é um fogo que pode ser facilmente extinguido, mas sim que nós não devemos abafar ou suprimir a ação e a influência dEle em nossas vidas.

A ação do Espírito é como uma chama, que pode até começar pequena, mas dependendo do que fazemos, pode ser aumentada ou definitivamente apagada. “Aumentar” a chama do Espírito é dar cada vez mais lugar ao que Ele diz, obedecendo-O, honrando-O como alguém que sabe do que não sabemos. Mas quanto mais eu não dou ouvido ao que o Espírito diz, fazendo o que acho que deve ser feito sem corresponder a Sua presença, eu mesmo começo a diminuir essa chama, até que um dia ela não exista mais. Isso não quer dizer que o Espírito foi extinto, mas sim que em minha vida Ele não tem mais espaço para agir.

Sabendo disso, conseguimos perceber que é totalmente possível vivermos uma vida a par do Espírito Santo de Deus, agindo como se Ele não existisse. Mas essa não é a vontade do Senhor. Jesus sabia que seus discípulos (isso nos inclui) não conseguiriam viver Seu Reino aqui na Terra sem Sua ajuda. Por isso, Ele foi ao Pai, mas rogou que o Espírito fosse enviado e que permanecesse conosco.

O Espírito Santo não invade, não agride, Ele espera ser honrado, reconhecido e desejado. E Ele tem interesse em participar da nossa vida, em nos ajudar em todos os nossos momentos, sejam eles bons ou ruins.

Jesus disse que o Espírito Santo nos guiaria a toda verdade (Jo. 16.13) e que Ele nos ensinaria todas as coisas (Jo. 14.26). Já o Ap. Paulo diz que Ele nos auxilia em nossas dificuldades (Rm. 8.26) e nos fortalece (Ef. 3.16).

O Espírito Santo é uma pessoa divina, que está presente conosco e em nós. Portanto, não feche a porta para a ação dEle em sua vida e Ele te ajudará em todas as situações.

Minha oração é que nesse momento você seja fortalecido(a) pela consciência dessa Santa Presença que habita dentro de você, pois o Espírito Santo é um amigo sempre presente!

Vinicius Rodrigues
Professor do ST Carisma Rio.