COMO EU ESPEREI


“Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.” Lucas 22.14-15 (ARA)

Algumas pessoas costumam dizer que, geralmente, no momento do fim falamos e fazemos aquilo que consideramos mais importante. Pois é geralmente próximo do fim de alguma coisa que costumamos dizer o quanto amamos e o quão importante as pessoas são para nós. E se existe algo a ser feito, é perto do fim que alguém vai passar as recomendações necessárias para o que se espera.

Jesus não está morto, Ele vive. Porém, o texto de Lucas 22 nos mostra o momento em que sua vida terrena estava prestes a acabar. Jesus estava se aproximando da cruz.

Se esse era o momento do fim de sua vida terrena, tudo o que Ele vai falar e recomendar precisa ser entendido com atenção, pois serão realidades determinantes para saber o que Ele pensa sobre nós, e também o que Ele tem preparado para nosso futuro.

Jesus está à mesa com os seus discípulos. Então, Ele diz que nesse momento está indo para a cruz preparar um lugar nEle para cada um de nós. Esse é um momento de intimidade, de amor, de cuidado e conforto da parte de Jesus. Nesse momento Ele revela algo que estava em seu coração: “COMO EU ESPEREI POR ESSA PÁSCOA…”

Se Jesus esperou por aquele momento, se Ele desejou ansiosamente por aquele dia, isso quer dizer que havia algo sobrenatural acontecendo ali.

Jesus era judeu e com toda certeza já havia participado de outras celebrações da Páscoa, inclusive com seus discípulos. Mas naquela Páscoa tinha algo diferente. E Ele mesmo diz, pois aquela seria a ÚLTIMA.

A Páscoa foi estabelecida quando Deus estava livrando o povo de Israel do Egito (Êxodo 12). Um cordeiro foi imolado para que através daquele sacrifício e do seu sangue derramado, aspergido nos umbrais da porta, o povo pudesse experimentar de proteção da morte e habilitação para serem libertos.

Deus diz a Moisés: “Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor.” Êxodo 12.11

O que Deus disse, basicamente, foi: Estejam preparados para serem libertos!

Eles deveriam estar vestidos, prontos, pois logo depois de comer o cordeiro eles sairiam do Egito e seriam definitivamente libertos da escravidão.

Agora, voltando para nosso texto de Lucas, para a Última Páscoa… Jesus, o nosso Cordeiro Pascal (1 Co 5.7), está assentado à mesa comendo da Páscoa. E isso, realmente tem um significado muito especial.

A Páscoa foi estabelecida em um ambiente de libertação, e sempre foi comemorada pelo povo de Israel como uma recordação do que Deus havia feito. Mas então, Jesus na mesa com seus discípulos deixa claro que aquela seria a última páscoa.

Mas porque última? Porque depois daquela mesa Ele iria para a cruz sacrificar-se e derramar Seu Sangue para nos libertar. E uma vez libertos, em Cristo, viveremos para sempre essa realidade.

Aquela Páscoa deveria acontecer, pois aquele pão e vinho representavam a carne e o sangue do Cordeiro Perfeito (Jesus). Ao comer do pão e beber do vinho eles estariam comendo da carne e do sangue para serem libertos. Pois, depois de comer com eles, Jesus vai pra cruz e ali nos liberta das garras de Satanás para nos fazer livres.

A partir daquela Última Páscoa, esta seria a real lembrança e o verdadeiro motivo de se comemorar esta data: Jesus nos libertou!

Páscoa é um lugar de libertação, de uma nova vida, uma nova esperança. Pois Cristo Jesus, o nosso Cordeiro Pascal, se entregou por nós para que hoje pudéssemos ser livres do pecado, da enfermidade, da culpa, da condenação e fôssemos habilitados para viver Sua vontade aqui na Terra.

Celebremos sim a Páscoa, pois, para nós não se trata de uma festa religiosa, mas sim da celebração de uma conquista. Não celebramos o que ainda acontecerá, mas sim o que Cristo já fez e conquistou por nós!

Então, SEJA LIVRE e vá viver tudo o que Deus tem para sua vida!

Janderson Moura
Diretor e Professor do ST Carisma Rio.