CRER? EM QUÊ?

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6 (ARA)

Como é que acreditamos ou não, em alguém?

Alguma vez você já sentiu que não deveria confiar em uma pessoa, mesmo sem de fato conhecê-la? Isso é, simplesmente, uma questão de sentimento. Involuntariamente pensamentos começam a trabalhar em nossa mente, mas não sabemos o porquê de tal comportamento.

Há inúmeras coisas nas quais podemos crer, até em pessoas. Mas DEUS é Supremo.

O instinto do homem nunca o deixará de sobreaviso contra Jesus. Pelo contrário, quando passamos a conhecê-Lo melhor queremos chegar mais perto dEle. O único caminho para esse relacionamento é confiar Nele. E isso vem do coração, pois o centro da verdadeira vida é o coração, não o cérebro. “…com o coração se crê…” (Romanos 10.10). Se não confiamos em Deus, não confiamos em mais ninguém.

FÉ É UMA DECISÃO.

Fé não é “crer em algo que você sabe que não é verdade”, nem “crer em alguma coisa da qual não há evidências”; isso é tolice. É a Bíblia que produz a fé em nosso coração. “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (Romanos 10.17)

A fé é algo perfeitamente comum, mas que nos coloca um “destaque” diante de Deus. É a única forma de agradarmos a Deus. Qualquer pessoa pode ter fé.

Se você quer progredir na vida deve ter um fundamento real, e não existe fundamento sem fé. Há somente um fundamento correto para a fé, e este é a Palavra de Deus. Não existe estabilidade para você fora da Palavra. Se você está firme nEla, poder algum é capaz de movê-lo. A fé nos proporciona estabilidade neste mundo de incertezas. “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” (Romanos 1.17)

Dúvidas não nos levam a nenhum lugar; são como cordas que nos prendem. Crer em Deus é soltar as cordas de um navio projetado para navegar em alto mar, permitindo que ele navegue em direção ao seu destino. A fé motiva; a dúvida paralisa.

Somente quando nascemos pela fé em Jesus é que passamos a ser as pessoas que Deus designou que fôssemos. Em qualquer circunstância, seremos capazes de triunfar, porque não temos confiança em nós mesmos, mas somente em Deus e em Sua Palavra.

Existe apenas um caminho para Deus, e este caminho é o caminho da fé. Pela fé, somente pela fé, nós temos realmente acesso ao conhecimento dos atributos divinos, nos tornando participantes de Suas bençãos. “Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.” (2 Coríntios 1.20) Todas as promessas são sim e amém para os que creem.

Considero fracasso tudo o que não estiver edificado sobre a Rocha, Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. O caminho da fé é o caminho de Jesus: recebendo-O na Sua plenitude e andando com Ele; recebendo a Sua vida, somos preenchidos, movemo-nos e somos transformados; somos levados a um lugar no qual existe um amém, em nossos corações, para fazer a vontade de Deus.

Você foi gerado por essa Palavra incorruptível, que vive e permanece para sempre, está dentro de você essa esperança viva, essa fé maior do que você mesmo, mais poderosa do que qualquer força no mundo.

A fé opera pelo poder da nova criação de Deus, em Cristo Jesus. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas.” (2 Coríntios 5.17) As “coisas antigas” que passaram são derrota, fracasso, fraqueza, pobreza, pecado e morte espiritual. Somos nova criação, e Jesus é o nosso Senhor. 

É o conhecimento glorioso da Presença de Deus em você, que o levará a um lugar de descanso maravilhoso na fé. Um lugar onde Deus atua em seus pensamentos e fala através de você, pelo poder do Espírito Santo. A fé tem o poder de torná-lo aquela pessoa que Deus deseja que você seja.

Com a audácia da fé, devemos lançar-nos na onipotência do plano de Deus, porque Ele disse: “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9.23). O poder de Deus se manifesta de tal forma na sua vida que você jamais será como antes, você sempre estará seguindo em frente, de vitória em vitória, pois a fé não conhece a derrota.

Tudo o que Deus fez no princípio foi dizer: “Haja”, e houve. Tudo o que você tem a dizer, em fé, é: “Que haja perfeita quietude no meu corpo e no espírito” e a doença deve sair. “Que haja abundância onde a pobreza tem reinado”. “Que haja liberdade onde a escravidão tem dominado”. E essas coisas vão acontecer!

Pratique a Palavra e serás bem-sucedido!

Aline Avelar
Professora do ST Carisma Rio.