AUMENTARAM A PRESSÃO?


“Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” Atos 4.18-20 (ARA)

O livro de Atos é conhecido como o único livro histórico do Novo Testamento. Nele encontramos relatos sobre os feitos dos apóstolos depois da ressurreição de Jesus, sobre a vinda do Espírito Santo e sobre o nascimento e desenvolvimento da Igreja de Cristo.

A questão é que muitas vezes fazemos uma leitura superficial dos acontecimentos ali narrados e com isso desenvolvemos uma visão romantizada da Igreja Primitiva. É comum nos referirmos à Igreja do Primeiro Século como aquela que tinha tudo em comum; que era unida em oração e no partir do pão; que vivia milagres extraordinários e que tinha sua pregação confirmada com muitos sinais.

Nada do que falamos acima está errado. Pelo contrário, a Bíblia nos concede tais informações. O que não podemos esquecer é que a Bíblia também nos mostra uma Igreja que foi altamente perseguida, confrontada e atacada por inúmeras circunstâncias contrárias. A mesma liderança religiosa que perseguiu Jesus e O levou à cruz, agora estendia toda fúria a Seus seguidores fiéis. O cenário era humanamente assustador! Não se engane: quanto maior for a missão, maior será a pressão! E nesse caso a missão era grande demais: serem testemunhas de Jesus.

Jesus não levantou homens para falarem sobre Ele. Ele não escolheu pessoas para apontarem para Ele. O que Ele fez foi separar homens e mulheres para que fossem Suas testemunhas. É muito mais sobre “ser” do que sobre “fazer”! E Jesus sabia que eles não eram capazes de serem suas testemunhas sozinhos, por isso a instrução foi muito clara: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.8)

Até Atos 2, tudo o que os apóstolos deveriam fazer era esperar o cumprimento da promessa. Com a vinda do Espírito Santo tudo mudou! A Igreja de Jesus é inaugurada e os apóstolos são habilitados pelo Espírito Santo para cumprir a missão. Não restam dúvidas: sozinhos jamais dariam conta! Caminharam com Jesus, ouviram Suas palavras, comeram com Ele e O viram ressuscitado. Contudo, dependiam de um revestimento do alto para cumprirem a missão de serem Corpo de Cristo na Terra.

Atos nos fala de homens e mulheres cheios do Espírito Santo que testemunhavam de Jesus, pregavam Sua ressurreição, viviam em comunhão, dependiam da oração, experimentavam muitos milagres, mas também enfrentavam grande pressão! Podemos falar de Estevão, Pedro, João, Tiago ou Paulo. Testemunhas de Jesus que foram perseguidas, expostas, caluniadas, confrontadas. Líderes, mestres, servos fiéis que sofreram a pressão de ser Igreja. Quanto mais pregavam e manifestavam sinais, mais sentiam a pressão aumentando.

No texto acima exposto, Pedro e João estavam sendo ameaçados porque tinham curado um aleijado muito conhecido por todos, que mendigava à porta do Templo. O caso era bem complexo para as autoridades religiosas, pois ninguém poderia negar que o homem era aleijado e agora estava curado. Outro fato inquestionável era que a cura veio pelas palavras de Pedro e João que falavam em nome de Jesus. Então sabe o que aqueles líderes religiosos fizeram? Aumentaram a pressão! Prenderam os dois e ordenaram que jamais falassem ou ensinassem novamente em nome de Jesus.

O que eles não sabiam é que esses homens estavam habilitados para prosseguir diante das pressões, eles agora eram testemunhas de Jesus! A resposta deles é muito clara: “Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”. Testemunha fala do que ouve e vê. Testemunha não consegue agir de modo diferente porque seus atos demonstram a sua natureza.

Será que somos tão diferentes assim da Igreja Primitiva?  Será que nossas pressões são mais difíceis de suportar? Será que somos menos capazes do que os apóstolos? Eles tinham algo que não temos? É claro que não! Nós ainda somos a Igreja de Cristo! Nossa missão não mudou e a maneira de cumpri-la também não.

Eu amo perceber que o livro de Atos termina no capítulo 28 sem finalizar a história da Igreja. Não há um desfecho e muito menos um encerramento. Sabe por quê? Porque a Igreja de Atos não acabou! A Igreja de Atos somos eu e você! Nós somos os capítulos 29, 30, 31…

Nós somos a Igreja de Cristo! Somos testemunhas dEle. Sofremos uma enorme pressão e nunca daríamos conta sozinhos ou na força do nosso braço. Por isso fomos revestidos do alto. O poder do Espírito Santo nos habilita a cumprir a missão e superar a pressão!

Os tempos são difíceis? As lutas são reais? A pressão está aumentando? Então seja cheio do Espírito Santo e declare: eu jamais posso deixar de falar do que tenho visto e ouvido!

Você é testemunha, revestida, habilitada para este propósito. Não fuja! Não desista! E quando as vozes o quiserem calar, lembre-se: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8.35-37)

Aumentaram a pressão? Testemunhe com mais coragem e fé!

Vanessa Lemos
Professora do ST Carisma Rio.