CRISTO ESTÁ ACIMA


[…] “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” Colossenses 2.14-15 (ARA)

Acredito que esse seja um dos versículos mais importantes para esse tempo. Em poucas palavras se resume tudo o que temos diante de nós para vivermos.

A pergunta que devemos fazer para nós mesmos é: O quanto essas palavras nos afetam? Porque o conhecimento de Deus está no quanto essa Palavra influencia a minha vida e meu dia a dia. Muitas pessoas carregam a Palavra de Deus nos sentimentos e emoções e não no coração e isso resulta em uma vida muito aquém do que Cristo conquistou.

O diabo foi totalmente derrotado e não há um centímetro da criação que Cristo não tenha conquistado com Seu Triunfo. A vitória de Cristo trouxe de volta a luz, assim como em Gênesis 1.3: “Haja luz e houve luz.”

Cristo é a luz do mundo e nEle não há mais medo, não há mais morte, pois, a morte foi vencida e Seu Amor nos trouxe de volta para o Reino. Hoje, as trevas trabalham com um objetivo: cegar o entendimento para que a luz do evangelho não resplandeça. (2 Co. 4.4)

Nossa fé não é para se obter as coisas. Nossa fé é para que tenhamos ousadia para viver a vida que Deus já nos deu. Nós não somos mais escravos do medo, agora somos filhos de Deus, estamos assentados em Cristo Jesus nos lugares celestiais. Pois Cristo está acima de tudo, Ele é o resplendor da Glória de Deus, tudo foi criado por meio dEle e sem Ele nada existiria. Cristo é Deus encarnado que se manifestou para destruir todas as obras do diabo (1 Jo 3.8)

Nós estávamos mortos, mas por intermédio de Seu Sangue, Ele nos deu vida e vida em abundância. E não parou nisso, Ele perdoou todos os nossos pecados e cancelou o escrito de dívida que era contra nós. Agora o diabo, não pode usar essa dívida para intimidar nossa consciência, porque ela não existe mais, foi totalmente paga. Na cruz do calvário, Cristo removeu toda a influência que o inimigo tinha sobre os homens e sobre a criação, pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Aleluia!

Essa é a realidade da Igreja do Senhor Jesus: os principados e potestades foram despojados e expostos à vergonha e a Igreja triunfou junto com Cristo.

A autoridade da Igreja é Cristo, a vitória da Igreja é Cristo, pois ele está ACIMA.

Mas talvez você se pergunte: Por que ainda existe tanta morte e destruição? O diabo não foi vencido? Sim. Ele foi vencido e totalmente derrotado. Mas leia essa sentença falada por Deus: “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.” (Gn. 3.14)

Deus deu uma sentença para o diabo: “comerás pó todos os dias da tua vida”. O alimento da serpente (diabo) é o pó. E se voltarmos para ver alguns versículos de Gênesis, vamos ver do que foi feito o homem: do pó da terra. (Gn. 2.7)

Gálatas 5.16 diz: “… andai no Espírito e jamais satisfarei os desejos da carne…” O pó significa nossos desejos carnais e é tudo aquilo que não nasce do Espírito. Todas as vezes que andamos na carne, geramos desobediência e, consequentemente, alimentamos o diabo. O que alimenta o sistema desse mundo é a desobediência! “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;” (Ef. 2.2)

Enquanto a obediência e a submissão dão acesso ao reino de Deus, a desobediência abre espaço para influência das trevas em ambientes terrenos. O diabo só pode atuar onde ele é alimentado com desobediência!

A vitória de Cristo não foi para Si mesmo, mas sim, para a Igreja. Sua ressurreição não foi uma guerra de forças entre o bem e o mal, mas sim um resgate. Estávamos perdidos e fomos encontrados. Cristo está acima!

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;” (Ef. 2.4-6)

Os filhos estão posicionados em obediência e desfrutam da vitória de Cristo Jesus.

Assim como Deus achou a Davi, Ele continua procurando corações dispostos a obedecer e desfrutar de uma vida com Ele.

Um grande abraço!

Eliézer Guimarães
Professor do ST Carisma Rio.