UMA NOVA POSIÇÃO


“Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” Gálatas 4.3-5 (ARA)

Existe uma realidade muito poderosa, mas que infelizmente ainda é pouco compreendida entre os cristãos. A realidade de que hoje somos filhos de Deus!!

Talvez essa seja a mais importante de todas as realidades, pois além de ser o ponto ápice da nossa posição no Reino de Deus, ela é também o ponto de partida para o acesso a todas as outras realidades e promessas disponíveis.

Entendermos que temos uma nova realidade e ocupamos uma nova posição não é apenas algo bom, mas primordial. Somos filhos de Deus! Essa é a nossa nova posição, o lugar que ocupamos hoje!

Um dos pontos principais da carta aos Gálatas é a doutrina da liberdade cristã. O Apóstolo Paulo busca fazer essa doutrina compreendida através de muitos ensinamentos, entre eles, Paulo faz um paralelo do que éramos antes na Lei e o que somos hoje em Cristo.

O Apóstolo nos diz que quando vivíamos sob a Lei de Moisés, éramos como filhos menores, que precisavam de supervisão. Vivíamos como escravos. Pois a Lei nos serviu de tutor, ou guia, até a vinda do Messias. Esse foi um dos propósitos da Lei, mostrar ao homem a necessidade de um salvador.

Mas com a vinda de Jesus Cristo e principalmente após Sua obra redentora, deixamos de ser subordinados ao tutor, ou seja, deixamos de estar debaixo da Lei, deixamos de ser considerados escravos e passamos para uma posição superior. A posição de filhos de Deus.

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus.” 1 João 3.1a (ARA)

Hoje nosso relacionamento com Deus é um relacionamento de um filho para com seu Pai.

A revelação sobre a verdade da nossa filiação é fundamental para que possamos desfrutar dessa nova posição e não nos colocar novamente na posição de escravos.

Muitos crentes ainda hoje não conseguem se ver nessa posição de filhos. Vivem suas vidas como escravos, que servem e cumprem regras para talvez serem aceitos pelo seu senhor.

De fato, a Palavra nos diz que um dia vivíamos como escravos, porém essa não é mais a nossa realidade. Em Cristo fomos aceitos, e deixamos de ser escravos, servos, para sermos amigos, filhos de Deus.

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” João 15.15 (ARA)

No Antigo Testamento, Deus não podia relacionar-se com o homem, pois o homem estava debaixo do peso do pecado. Mas quando Cristo se manifestou, Ele veio para retirar esse peso e nos dar uma nova vida, uma nova posição. Ele mesmo disse a seus discípulos que a posição que agora eles ocupavam não era mais de servos, mas sim de amigos.

“E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.” Gálatas 4.6-7 (ARA)

A Palavra garante a nós que a prova de que somos realmente filhos de Deus é o fato de que Ele nos deu o Espírito de Seu Filho, o Espírito Santo.

O Espírito Santo em nós é a garantia da nossa filiação em Cristo Jesus. Ele é quem nos habilita a vivermos a altura dessa realidade. E é através do Espírito Santo que podemos clamar: “Aba, Pai! Paizinho!”

Quando recebemos a Jesus, recebemos de Seu Espírito e somos instantaneamente inseridos na família de Deus. E por estarmos nessa família, hoje temos direito a herança que vem dela. Não somos mais escravos, somos filhos de Deus. Mas não só isso, por sermos filhos, tornamo-nos herdeiros de Deus.

Não aceite viver abaixo da posição conquistada por Cristo Jesus para você.

Viva à altura da sua nova posição!

Você já é abençoado(a)!
Fique na paz!

Vinicius Rodrigues
Professor do ST Carisma Rio.