TESOURO MAIS PRECIOSO


“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3.16 (ARA)

Muitas pessoas olham para as Escrituras Sagradas (a Bíblia) e por não compreenderem muito bem, acabam não se aprofundando muito ou até mesmo, não dando o devido valor a ela.

Muito mais do que leis divinas, o Antigo Testamento mostra a relação entre Deus e Seu povo, além de nos ensinar sobre a revelação do caráter divino. O Novo Testamento mostra como Deus se fez homem para se identificar com toda a humanidade e assim nos dar uma nova realidade e uma nova vida baseada no que Cristo conquistou.

O Antigo Testamento ilustra o Novo, enquanto o Novo Testamento explica o Antigo. Sem a caminhada do povo de Deus no Antigo Testamento, não teríamos o Novo Testamento. É isso que os Evangelhos mostram. Jesus mesmo diz: “Eu não vim prescrever a lei ou os profetas, mas sim, vim completar.” (Mt 5:17). Do Antigo ao Novo vemos Deus se revelando e demonstrando Seu amor.

Compreendendo isso vamos mergulhar mais a fundo no que o apóstolo Paulo diz no texto de 2 Timóteo 3.16. Esta declaração do Apóstolo, pelo Espírito Santo, aponta para o ALCANCE, SUJEITO e para a FINALIDADE da inspiração das Escrituras.

ALCANCE: “Toda a Escritura” – Certamente, o Espírito Santo, por meio de Paulo está mostrando aqui a totalidade da Bíblia – aquilo que foi escrito, aquilo que estava sendo escrito naquele período e aquilo que ainda viria a ser escrito no período bíblico, abrangendo todo o Antigo e Novo Testamento que conhecemos hoje.

SUJEITO DA INSPIRAÇÃO: “é inspirada por Deus” – está claramente definido aqui que Deus é a fonte e a origem das Escrituras, bem como Aquele que determinou e supervisionou todo o processo do estabelecimento dos Escritos Sagrados, tornando-os, portanto, a Palavra de Deus.

Sendo assim, as Escrituras são o próprio “sopro de Deus”, é o próprio Deus falando. É Deus “soprando” ou “expirando” a Sua Palavra para fora. É Deus soprando de Si mesmo a revelação da Sua vontade para nós. Não foram os homens que receberam inspiração para gerar as Escrituras. Mas, Deus, de Si mesmo, colocando a Sua vontade revelada através dos profetas e apóstolos.

É muito importante entendermos que Deus e Sua Palavra são um. Quando falamos algo, nossa palavra é separada de nós, mas com Deus não é assim. Quando Deus fala, Ele vai junto com Sua Palavra, de tal maneira que, quando ouvimos e recebemos o que sai da Sua boca, não recebemos meramente uma palavra, mas o próprio Deus dentro de nós.

Por isso a maneira como nos aproximamos da Palavra é fundamental. Precisamos ter coração intenso, uma mente sólida e um espírito aberto. Sendo a Bíblia um livro “soprado” por Deus, precisamos recebê-la pelo Espírito de Deus. E isso é o que chamamos de revelação.

FINALIDADE: O apóstolo Paulo ainda diz que a Escritura foi “soprada por Deus” com o fim de revelar a verdade da parte de Deus. Por isso, Ela é “útil” para moldar o ser humano para que ele viva a plenitude da vontade de Deus. A Escritura ensina, corrige, educa e treina o homem nascido de novo, para que ele seja plenamente equipado e atinja todo o potencial que tem, como sendo a imagem de Deus que está em cada um.

A vida aqui na Terra é bastante dolorida em muitos momentos. Não é incomum que muitas vezes feridas sejam abertas em nossas almas. Contudo, não é preciso seguir sozinho. Não é necessário continuar a caminhada ferido, machucado. A Palavra de Deus tem conforto em abundância para aqueles que se refugiam nela.

Um dos grandes males da nossa geração é querer tudo para pronta-entrega. Muitas vezes não queremos investir tempo em mais nada. Muitos não querem parar para conhecer as Escrituras Sagradas. Basta pesquisar um vídeo para se ouvir a pregação perfeita. Mas não é dessa forma que funciona com as realidades da Palavra de Deus!

Observe o que diz o salmista, ele mostra um caminho diferente: “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.” (Sl 119.97). O seu amor pela Palavra o levava a investir tempo meditando no que ela diz durante todo o dia.

Nós só investimos tempo em algo que consideramos importante. Jesus disse: “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lc. 12.34). Aquilo que empenhamos mais tempo e esforço, sem dúvidas, é o que consideramos mais preciso.

Em outro momento, Jesus também disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra.” (Jo. 14.23a). Amar a Jesus implica em guardar Sua Palavra. E a Palavra de Deus é aquilo que devemos ter como mais precioso em nossa vida, pois ela é a única fonte de vida e esperança. Nela encontramos tudo o que precisamos!

Se você precisa ouvir a Deus, abra sua Bíblia e comece a lê-la. Leia até que você receba paz, conforto e encontre as repostas que precisa. A Palavra de Deus é graciosa, poderosa e muitíssimo preciosa! Ela é o tesouro mais precioso!

“se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.” Provérbios 2.4-5 (ARA)

Abraço.

Alex Cordeiro
Professor do ST Carisma Rio.