TAL PAI, TAL FILHO


“Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.” João 14.8-11 (ARA)

Você já ouviu essa expressão “Tal pai, tal filho”? Além de ter ouvido, pode até ter falado em um determinado momento. Essa frase é muito utilizada para descrever pessoas que possuem traços físicos parecidos ou até mesmo características ligadas à atitude e personalidade. Expressão que também está associada à palavra CARÁTER.

Caráter pode ser definido como um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta, sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, procedimentos e comportamentos.

Uma pessoa conhecida como “sem caráter” ou “mau caráter”, geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa “de caráter” é alguém com formação moral sólida e incontestável.

O caráter quando é forte, não se deixa levar por proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.

Neste caso estou me referindo ao Ser humano, que passa por constantes mudanças até chegar à estatura do “varão perfeito”. Porém quando vamos falar sobre o caráter do nosso Deus sabemos que Ele não muda, pois permanece fiel e vela sobre a Sua Palavra para cumprir tudo o que foi dito. E Jesus Cristo é aquele sobre quem Deus carimbou, “imprimiu” o Seu ser. Em Jesus, Deus revelou Seu caráter!

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser…” Hebreus 1.1-3 (ARA)

O autor da Epístola aos Hebreus procura provar aos seus leitores que por intermédio de Jesus como Deus Filho, o Deus Pai envia à humanidade a Mensagem mais perfeita de Si mesmo: Jesus Cristo é o resplendor da glória, a expressão exata do ser de Deus. 

Jesus Cristo é o CÁRATER DE DEUS. Ele é a revelação completa e eterna do Pai. O Filho de Deus que está acima dos profetas do Antigo Testamento; superior a Moisés, Josué e ao rei Davi. O Eterno Sumo Sacerdote, que se entregou como Cordeiro Perfeito de Deus para tirar de forma definitiva os pecados da humanidade.

Através dEle, o Pai estabeleceu uma nova e perfeita Aliança com Seu povo. Aliança de proteção, provisão, libertação, transformação, restauração e salvação. Uma Aliança de vida e vida em abundância até encher e transbordar.

Sobre a face da Terra Jesus revela-se como sendo o Deus Presente, a Nossa Paz, o Nosso Pastor, a Nossa Provisão, Nossa Bandeira, Nossa Justiça e Aquele que Cura.

F.F. Bruce disse: “Assim como a imagem e inscrição numa moeda correspondem exatamente ao desenho e as palavras na matriz, assim também o Filho de Deus traz a própria impressão da Sua natureza.”

No relato descrito no evangelho de João capítulo 14 a partir do versículo 9 Jesus declarou: “…Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? … Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.”

Jesus veio para revelar o Pai. Até então, os homens não tinham uma referência clara de quem Deus era, pois não podiam de fato conhecê-Lo e relacionar-se com Ele intimamente. Mas Jesus é Deus descendo ao nível dos homens, para se revelar e então revelar o coração do Pai.

Ali Jesus estava falando de identidade e obras, e obras são ações que correspondem a nossa crença e revelam o nosso caráter. O que Jesus fazia era o que via o Pai fazer. As obras do Filho, eram as mesmas obras do Pai.

Ao ler esse relato de Jesus conseguimos enxergar o Deus Filho dizendo assim: “Olhem para mim, pois TAL PAI, TAL FILHO”.

Um grande abraço!

Jorge Rocha
Professor do ST Carisma Rio.