OUVINDO A VOZ CORRETA

“Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” Gênesis 3.10 (ARA)

 

Ouvir é a principal habilidade espiritual que um filho de Deus deve desenvolver, porque tudo o que Deus faz começa a partir da Sua voz (Gn 1.3).

Ao seu falar, Deus proclama aquilo que está em Seu coração, Sua verdade é liberada e quem a ouve tem sua realidade transformada.

Muitas pessoas desejam seguir a vontade de Deus, mas não procuram estabelecer um relacionamento, apenas buscam respostas para suas necessidades, enquanto Deus quer revelar Seus segredos. Existe algum problema em buscar a Deus por necessidade? Claro que não! Porém, isso é muito pouco diante ao que um filho pode viver. Porque Deus quer intimidade, Ele quer Se fazer conhecido daqueles que O temem (Sl 25.14).

Desde o princípio o relacionamento é a primazia no ambiente de Deus e isso é demasiadamente profundo e poderoso. Deus criou o homem para relacionar-se com Ele. Relacionamento e intimidade eram os principais desejos de Deus para com a humanidade.

A Bíblia nos diz que no sétimo dia Deus descansou das obras de Suas mãos (Gn 2.2) e isso nos ensina algo muito poderoso: O homem havia sido criado no sexto dia e isso faz com que Deus tenha em quem descansar! Porque todo descanso deve ser em quem e não no que.

O desejo de Deus é relacionamento, e ouvi-Lo é a chave para manifestá-Lo. Para isso é que fomos criados. Quando Deus sussurra e um filho ouve, o Reino se estabelece e a terra experimenta da Sua Presença.

“Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” Gênesis 3.2-4, 6 (ARA)

Ali no Éden fica claro o que pode acontecer quando alguém quer estar na Presença, mas não quer ouvir o que Deus orienta. Deus não havia falado sobre tocar no fruto, mas sim sobre o não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Muitas pessoas acabam confundindo o pecado com os frutos da carne (atitudes). Porém, sabemos que o pecado de Adão e Eva não aconteceu no ato de comer, mas aconteceu antes, exatamente no momento em que deixaram de ouvir a Deus e passaram a acreditar no que dizia a serpente.

Quando uma pessoa deixa de acreditar no que Deus fala, ela passa a realizar ações contrárias à vontade dEle. É simples, nossa vida e atitudes demonstram quem é que nos governa e é dono do nosso ouvir.

A fé vem pelo ouvir (Rm 10.17), então o que eu ouço é como uma semente plantada em mim, que brota e nasce. Tudo o que vivemos vem a partir daquilo que estamos ouvindo.

Adão e Eva experimentaram de morte, medo e miséria porque resolveram ouvir a voz da serpente. Eles estavam na Presença (Éden), mas mesmo assim tinham medo. A própria Vida falava com eles, mas estavam na morte. Tudo por que não deram ouvido a voz de Deus.

Jesus em uma conversa com Nicodemos disse: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” João 3.6

Então, tudo aquilo que nasce de nós sem ser fruto do que ouvimos de Deus é carne. A ideia pode ser a melhor, pode ajudar muitas pessoas, pode até ter boas intenções, mas se não veio do Espírito é carne.

Tudo o que somos e realizamos é fruto daquilo que temos ouvido.

Quem é o dono do seus ouvidos?

O que deve nortear nossa vida é a intimidade com Deus, pois somente através do relacionamento com Ele é que conheceremos a Sua voz. Pois muitas vozes existem (1 Co 14.10), mas somente uma é a voz do Espírito. E que voz é essa? “E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.” Lucas 9.35

Deus fala através de Seu Filho Jesus. O Espírito Santo anuncia a Jesus. E nós, ao ouvirmos a voz de Deus devemos nos render para sermos como Cristo é, onde estivermos.

Não existe uma receita ou passos práticos para ouvir e reconhecer a voz Deus, mas a Bíblia é muito clara: “Invoca-me (temor), e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes (aliança).” Jeremias 33.3

Muitas vezes queremos ouvir a voz de Deus, mas não paramos para invocá-Lo, e muito menos para correspondê-Lo quando Ele fala.

O Pai continua falando e estabelecendo Sua vontade. Então, ouça a voz correta e tenha a ousadia de fazer exatamente como Ele ordena.

Grande abraço,

Eliézer Guimarães Professor do ST Carisma Rio.