MINHA CASA TEM DONO

“E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5.23 (NVT)

Imagina que você recebeu uma casa de presente. Um lugar para morar, crescer, conviver com outras pessoas. Já imaginou? Não sei como você imaginou essa casa… se grande, pequena, limpa, suja, pintada com uma tinta clara ou escura, se não imaginou pintada, com grandes janelas bonitas ou feias. Mas o que sei é que uma casa exige alguns cuidados, como, manter higienizada, arejada, com alguns reparos feitos com frequência. Será que caiu um reboco? Ou uma lâmpada queimou? Em uma casa sempre tem algo que a gente quer melhorar, não é mesmo?

Agora, imagine que essa casa é você. Sim, esse corpo que lhe foi dado para que você convivesse com outras pessoas, se desenvolvesse, crescesse (alguns, como eu, nem tanto. rs), tivesse experiências. Quantas histórias você tem guardadas na memória? Quantos momentos difíceis e outros maravilhosos que você já viveu, hein?! E o dia em que aceitou a Jesus como Senhor e Salvador? Uau! Inexplicável esse Amor!

Bem, esta é a casa que Deus te deu aqui na Terra: seu corpo. O que você tem feito para cuidar e melhorar a casa que recebeu? Começando pela higiene básica do corpo humano: escovar os dentes, tomar banho, pentear o cabelo e usar aquele desodorante! Minha avó usava a expressão “asseado” que quer dizer limpo, higiênico, que se preocupa com a higiene e com a limpeza. Existem pessoas que acham que só precisam cuidar do espírito e da alma, e acabam ignorando esse presente que é o nosso corpo, temos que cuidar bem dele. Nós somos um ser completo: espírito, alma e corpo. Devemos nos cuidar por inteiro.

Conhecer mais a Deus nos leva a amar tudo o que Ele ama. E Ele nos ama por inteiro, não por partes. Ler a Bíblia, ler livros que nos edificam, ver um bom filme, dar boas risadas é maravilhoso e muito válido, mas precisamos também cuidar do nosso corpo com o mesmo interesse.

Todas as vezes que um músico vai tocar seu instrumento, ele o limpa e cuida para que aquele instrumento possa ser utilizado da melhor forma e tenha o melhor tempo de vida útil. Deus nos deu as ferramentas para cuidarmos bem do nosso corpo e precisamos usar todas que temos disponíveis.

Estamos falando de saúde física, de desfrutar plenamente a vida que lhe foi dada. Até mesmo, entender que se Deus me deu esse dia eu posso me organizar para estar com a minha família, fazer uma atividade física, ir ao cabeleireiro ou barbeiro, olhar no espelho e ver como utilizar uma roupa de forma diferente. Hoje, temos meios de fazermos isso sem precisar gastar tanto.

“Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo.” 1 Coríntios 6.19-20 (NVT)

Estamos falando também sobre os cuidados do corpo, não somente numa questão de saúde, mas inclusive na importância de se manter livre do pecado. Esse texto de 1 Coríntios fala sobre o pecado da imoralidade sexual. Se nos unimos ao Senhor, somos agora um só com Ele; então carregamos a Presença de Deus em nós. Como no tabernáculo no Antigo Testamento, que dentro dele estava a Arca da Presença de Deus, onde nós estamos, Deus está.  Ele nos libertou de tudo o que nos aprisionava, nós hoje somos livres! Então, há em nós uma capacidade de dizer NÃO ao que não vem de Deus, por mais difícil que possa parecer.

Quanto mais nos relacionamos com Deus, mais apaixonados por Ele ficamos. E como apaixonados, queremos fazer a vontade dEle, porque Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Sabemos pelo texto de 1 Tessalonicenses 5.23 que a vontade de Deus é que nosso espírito, alma e corpo sejam santos e irrepreensíveis até a volta de Jesus.

Minha oração é que você avance no conhecimento de Deus. O Carisma é um lugar de ensino, ativação e alinhamento. Aprofunde-se e sempre que for preciso, peça ajuda. Queremos ver você avançando e vivendo todos os propósitos de Deus para sua vida.

Espero te encontrar em breve em uma das aulas do Carisma Rio.

Um abraço,

Rosane Rocha
Professora do ST Carisma Rio.