CONHECEDORES E PRATICANTES

“Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência. Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender.” Tiago 1.22-25 (KJA)

Esse trecho da Palavra é um trecho da carta do Ap. Tiago escrita às 12 tribos dispersas, isto é, aos judeus cristãos que por conta da perseguição foram separados por diferentes lugares e direções.
Porém, sendo um trecho das Escrituras muito importante é fundamental que seja também aplicado a nós, aos cristãos de hoje.

O Apóstolo está falando sobre a importância de não apenas conhecer a Palavra, mas sim conhecer e praticar a Palavra de Deus.

Ele separa aqui duas classes de pessoas:
1ª classe, as ouvintes e não praticantes;
2ª classe, as ouvintes e praticantes.

A primeira classe de pessoas, até se interessa por ouvir a Palavra, ou quem sabe é até um verdadeiro exemplo de conhecedor da Bíblia. Mas em sua vida diária, não se interessa por colocá-la em prática. Vive uma vida a par do que diz as Escrituras, conhecendo seus princípios, mas não praticando. A Bíblia diz que esse tipo de pessoa está iludindo a si mesma.

Já a segunda classe de pessoas, também conhece da Bíblia, mesmo que não completamente, talvez apenas alguns versículos ou passagens de cor. Mas essas passagens estão entranhadas em seu coração e essas pessoas estão sinceramente comprometidas a vivê-las diariamente em sua vida. O que a Bíblia diz sobre elas? Diz que serão muito felizes em tudo o que fizerem.

Em outra passagem bíblica podemos ver Jesus fazendo a mesma separação entre os que apenas conhecem e os que conhecem e praticam.

Lá em Mateus 7 dos versículos 24 a 28, vemos que Jesus termina seu período de ensino, conhecido como Sermão do Monte, comparando quem ouve Seus ensinos e os pratica a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Já aqueles que ouvem suas palavras, mas não a praticam, Ele os compara a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.

Nesses dois trechos das Escrituras conseguimos entender o coração de Deus e Seu real desejo para nós. Ele quer sim que sejamos conhecedores da Sua Palavra, que conheçamos Seus princípios e saibamos do que Ela fala. Mas não só isso, que sejamos comprometidos a colocá-La em prática em nossa vida diária. Não só no meio da congregação cristã, mas por onde formos levarmos essa Palavra em nossas atitudes, em nosso modo de viver. Assim seremos bem sucedidos em tudo e conhecidos como homens e mulheres prudentes.

Mas você pode estar se perguntando: “Qual é a verdadeira importância de se conhecer e praticar a Palavra? Preciso conhecer a fim de ser um teólogo e poder discutir assuntos bíblicos? Ou será que essa é a forma de agradar a meus pastores e líderes?”
Não! A verdadeira importância de conhecermos e praticarmos a Palavra de Deus é porque por meio dEla poderemos saber quem nós somos e, não só isso, saberemos também o que Deus deseja para nossa vida.

A Palavra de Deus é nosso espelho. Somente através dela é que poderemos conhecer quem realmente somos. Se eu não me atentar para Ela torno-me semelhante a esse homem que se vê no espelho, mas quando vai embora não se lembra mais de seu próprio rosto.

Conhecer a Palavra, revela quem eu sou, e praticá-la de coração, faz-me viver a altura disso. Quem não se conhece pelas Escrituras vive uma vida baseada no que as pessoas falam a seu respeito e no que o mundo diz quem ela é. Não devemos viver assim e muito menos viver pautados no que sentimos a nosso respeito. Precisamos ver-nos através das Escrituras e só assim viveremos uma vida plena aqui nessa Terra.

O desejo de Deus é que conheçamos e vivamos Sua Palavra, pois nEla encontramos tudo o que precisamos. O Senhor chama-nos para uma realidade experimental, não apenas sensorial ou intelectual. Ele quer que eu e você avancemos em conhecê-Lo e, também em vivermos da Sua Palavra em nossas vidas.

Hoje chegamos ao lugar de decisão. Queremos viver como o primeiro grupo que apenas conhece, ou queremos viver como o segundo grupo dos conhecedores e praticantes da Palavra de Deus?
Eu não sei você, mas eu quero viver como o segundo grupo que busca conhecer mais de Deus, mas além disso, busca experimentar a vida que há em Sua Palavra. Quero todos os dias da minha vida conhecê-Lo e viver à altura do que Ele deseja que eu viva.

E você? Deseja hoje ser um conhecedor e praticante zeloso da Palavra de Deus?
O Carisma Rio é o seu lugar!
Foi aqui onde eu descobri meu amor pela Palavra e também quais são os projetos de Deus para minha vida.

Então não perca tempo, venha para o Carisma Rio!

Um abraço,

Vinicius Rodrigues
Professor do ST Carisma Rio.