“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai (governe, lidere) sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” Gênesis 1.28 (ARA) (grifo nosso)
Deus nos criou para que liderássemos toda a Sua criação.
Cada pessoa é um líder!
Nesses 30 anos, formando e capacitando líderes, eu poderia resumir tudo em uma única frase: “Liderança é Tudo, Tudo é Liderança.” Pois, nada na vida acontece, muda ou se desenvolve sem liderança. Para ficar ainda mais claro, podemos dizer que: Influência é Tudo, Tudo é Influência.
Existem muitos mitos (afirmações que não são reais) em relação ao tema, que criam grande dificuldade de compreensão. Por exemplo:
- O mito de que os que ocupam posições de liderança são os que nasceram líderes;
- O mito de que liderança é a vontade de Deus apenas para alguns;
- O mito de que só é líder quem é carismático;
- O mito de que líder é aquele que tem o temperamento autoritário;
- O mito de que a liderança é o resultado de um treinamento especial.
Vamos desconstruir esses mitos?
- Jesus não tinha nenhuma posição de liderança. Ele era apenas “o filho do carpinteiro”. Mas em Mateus 7.28-29 a Bíblia diz: “E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas”. Vemos que as multidões eram atraídas a Jesus pela sua influência e que Ele não era como os escribas, ou seja, como os líderes da sua época;
- Veja o que está escrito em 1 Coríntios 12.18: “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. Cada um de nós tem uma posição de influência no Corpo de Cristo. Você e eu temos um chamado! E, se você ainda não teve essa revelação, olhe para dentro de si. Pois o Espírito Santo é que testifica esse chamado no seu espírito;
- Uma pessoa carismática é aquela que desperta grande admiração. É aquela que chama muita atenção quando chega em um ambiente. Jesus era manso e humilde de coração. Quantas pessoas você conhece, que ocupam posições de liderança, e não são carismáticas?
- Ser autoritário é completamente diferente de ter autoridade. Acabamos de ver isso em Mateus 7. Quando temos autoridade, conquistamos aquilo que chamo de Liderança Positiva. Os autoritários são manipuladores e opressores. Quando temos autoridade é porque conquistamos a confiança do grupo, e por isso, as pessoas são atraídas a nós;
- E por último, quero dizer que o Treinamento de Liderança é fundamental para o nosso crescimento e desenvolvimento em todas as áreas da sociedade, e não somente na Igreja. Mas lembre-se que Judas teve o melhor líder que já existiu e o melhor treinamento, e mesmo assim ele escolheu fazer “do seu jeito”.
Uma liderança espiritual saudável é uma liderança consagrada ao propósito, que tem como base o amor. Jesus disse aos seus discípulos em João 13.35: “Nisto conhecerão todos que vocês são meus discípulos; se vocês tiverem amor uns pelos outros”.
Às vezes passamos por grandes desafios, mas creia: Nós somos limitados, mas a fonte é inesgotável. Deus é a nossa fonte. Quando atuamos assim temos segurança. E um líder seguro é um líder que cresce em maturidade. Os líderes inseguros se apegam aos títulos. Mas os líderes seguros pegam em “toalhas”, como Cristo, e realizam o que precisa ser feito.
Uma liderança espiritual saudável é uma liderança disposta a servir. Por isso, o nosso lema é: Servir Por Algo Maior. Guarde isso em seu coração: Servimos a Deus quando servimos às pessoas. Deus se move nos líderes para atingir as pessoas. Todos aqueles que ocupam posições de liderança no Corpo de Cristo têm o privilégio de influenciar positivamente.
Quando Deus quis levantar um povo, Ele usou um líder: Abraão;
Quando quis libertar Seu povo do Egito, Ele usou um líder: Moisés;
Quando quis introduzir Seu povo na Terra Prometida, Ele usou um líder: Josué.
Deus sempre vai usar líderes para cumprir os Seus propósitos. Mas Ele usa aqueles que estão nEle, que O adoram em espírito e em verdade.
O mundo está cansado de palavras, ele espera sentir o sabor do sal e a intensidade da luz espalhada por um caráter íntegro e reto diante de Deus e dos homens. Acredite: Somos uma esperança em meio ao caos. E isso não se aplica apenas às pessoas reconhecidas como líderes de algum grupo dentro da igreja. Como iniciamos o texto, toda pessoa é um líder, todos fomos chamados à liderança, chamados para liderar e influenciar pessoas.
Que você e eu, como luz e sal, possamos transformar o mundo. Mas talvez você possa me dizer: “Ricardo, como eu vou transformar o mundo, eu não consigo nem transformar o Brasil”. Tire esse peso de você. Você foi chamado para transformar o “mundo a sua volta”. Esse é o mundo que Deus espera que você transforme através do seu testemunho pessoal, através da sua influência.
Como disse o maior evangelista do século passado, Billy Graham: “De cada 100 pessoas, uma vai ler a Bíblia e 99 vão ler a vida de um cristão”. As pessoas estão “lendo” a nossa vida. E, apesar das nossas limitações, Deus nos usará poderosamente para influenciarmos e ganharmos vidas para Cristo.
Acredite: Você é um líder!!!
Ricardo Ferreira
Professor do ST Carisma Rio.